Análises de águas de irrigação
É um tipo de análise fundamental na agricultura, esta análise permite conhecer as características químicas da água para um correto preparo de soluções fertilizantes. Além disso, a análise da água de irrigação nos dará informações sobre a salinidade, a disponibilidade de nutrientes no solo e os nutrientes que a própria água de irrigação fornece.
O teste da água de irrigação deve ser feito antes do início da estação de irrigação ou fertirrigação. Em muitas ocasiões, as características químicas da água mudam ao longo desse período, principalmente nos parâmetros salinos. Neste último caso, é recomendável repetir a análise da água periodicamente.
Quais parâmetros são analisados em uma análise de água de irrigação?
pH. Saber se o abastecimento de água melhora a disponibilidade de nutrientes no perfil.
Salinidade (condutividade elétrica, cloretos, sódio e SAR). Indica o risco de toxicidade desses elementos na planta e, especificamente, o SAR, e a possibilidade de sodificação que o sódio pode exercer no solo (compactação).
Dureza. Ele mede o quão fácil é para a água formar concreções de carbonato de cálcio em tubos de irrigação.
Alcalinidade. Informa sobre o efeito tampão que os bicarbonatos terão sobre o pH da solução de fertilização, dificultando a redução do pH da solução do solo.
Nitratos, fosfatos, potássio, sulfatos, cálcio, magnésio e microrganismos. Eles nos dão uma ideia da fertilidade proporcionada pela própria água de irrigação, antes de adicionar um fertilizante.