


Análises a resíduos pesticidas
602 Substâncias Ativas – Laboratório Acreditado – Prazos de Resposta Competitivos

Análises a resíduos pesticidas, o que são pesticidas?
Os pesticidas são produtos químicos usados na agricultura para proteger as culturas contra insetos, fungos, ervas daninhas e outras pragas.
O AGQ Labs tem uma vasta experiência no controlo de análises a resíduos pesticidas, em setores relevantes como frutas, hortaliças, óleos, matrizes gordas, cereais, frutos secos, fruta desidratada, leguminosas e vinho.
- Método Analítico por Cromatografia Gasosa
- Métodos Analítico por Cromatografia Líquida
Os nossos boletins analíticos ajudam os clientes a interpretar os seus resultados, comparando com os Limites Máximos de Resíduos (LMR) dos principais mercados internacionais.

Determinar e quantificar a presença de pesticidas em produtos alimentares é essencial para garantir a segurança alimentar e cumprir com as legislações internacionais e as próprias especificações das cadeias de supermercados europeias.
Legislação e Limites Máximos de Resíduos de Fitofarmacêuticos
Legislação de Fitofarmacêuticos
- Regulamento (CE) n.º1107/2009, de 21 de outubro de 2009 relativo à colocação dos produtos fitofarmacêuticos no mercado e que revoga as Directivas 79/117/CEE e 91/414/CEE do Conselho.
- Regulamento (CE) n.º396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Fevereiro de 2005, relativo aos limites máximos de resíduos de pesticidas no interior e à superfície dos géneros alimentícios e dos alimentos para animais, de origem vegetal ou animal, e que altera a Directiva 91/414/CEE do Conselho.
Limites Máximos de Resíduos pesticidas (LMR)
Trata-se da quantidade máxima de resíduos químicos que os produtos vegetais podem conter quando chegam aos consumidores, ou seja, é a concentração permitida que pode ser aceite para consumo humano ou animal a longo prazo.
Seguindo as boas práticas agrícolas, podem ser obtidas colheitas que não excedem estes limites, respeitando os critérios legalmente estabelecidos (dosagem, tempo, adequação produto-cultura, ...).
A perigosidade de um resíduo é determinada pela toxicidade da substância ativa, pelas características da formulação, pelos possíveis metabolitos gerados pelo próprio processo de degradação, pela sua bioacumulação, pela quantidade de resíduos presentes durante a colheita e, pelo grau de exposição.

Porque são importantes as análises a resíduos pesticidas e conhecer a sua degradação?
-
Conhecer o nível de resíduos ao longo do tempo, sem o risco de rejeição por parte de clientes, evitando prejuízos económicos, penalizações comerciais ou danos na imagem.
-
Ferramenta de ajuda na luta contra pragas. Alto nível de confiança no momento de atuar, decidir o momento ideal para a colheita e dispor de um feedback que evite riscos em campanhas futuras.
-
Valorizar os métodos de cultivo e os meios de luta (maior clareza na informação a certificadoras e a clientes)
Fases na degradação de um Produto Fitofarmacêutico

O processo de degradação de um produto fitofarmacêutico passa por diferentes fases, desde a aplicação na cultura (Depósito Resíduo) até atingir os níveis mínimos (Fase Persistência), dependendo de vários fatores:
Depósito de Resíduo: resíduos fitossanitários encontrados no momento da aplicação, que dependerão do produto utilizado, da sua formulação, da presença de coadjuvantes, da aplicação, da morfologia da planta, da relação entre superfície e peso, assim como das condições climáticas no momento da aplicação.
A partir deste depósito inicial, produz-se uma degradação progressiva do pesticida por agentes mecânicos, físicos e químicos, derivados de fatores climáticos e da própria natureza da planta e do pesticida.
Fase de Latência: Período em que não há mudanças significativas na concentração do pesticida.
Fase de Degradação: Após a fase de latência, começa a haver uma diminuição progressiva da concentração do fitossanitário até atingir um ponto em que a degradação ocorre mais lentamente -> Fase de Persistência, até atingir o momento da colheita, no qual devem ser cumpridos os parâmetros dos Limites Máximos de Resíduos (LMR).
Deve ter-se em consideração que, em muitas ocasiões, é necessário aplicar o pesticida várias vezes em diferentes pontos do ciclo de produção, o que faz com que a curva se desloque para a direita no gráfico. Assim, quanto mais próximo se encontre o momento da colheita, mais concentrado estará o resíduo.
Devido a esta análise, poderemos determinar os "prazos de segurança", ou seja, o período mínimo de tempo que deve decorrer entre o tratamento e a colheita do produto, ou a entrada de gado na parcela.
Métodos analíticos
Os métodos utilizados para analisar um varrimento completo de resíduos de pesticidas consistem no uso de cromatografia gasosa acoplada ao detector de massa triplo quadrupolo (GC / Ms-Ms) e cromatografia líquida acoplada ao detector de massa triplo quadrupolo (LC / Ms-Ms).
A determinação de resíduos de pesticidas em alimentos e noutras matrizes baseia-se numa extração recorrendo ao uso da metodologia QuEChERs. Este método combina duas etapas, uma de extração da amostra com Acetonitrila e outros sais, e uma fase de dispersão em fase sólida, onde é realizada uma limpeza ou clean-up. Posteriormente, os compostos de interesse são identificados e quantificados por análise cromatográfica.
Para oferecer um serviço mais completo, o AGQ Labs adapta continuamente o seu alcance analítico, num esforço para responder às necessidades dos seus clientes, tanto comercial como legalmente. Por este motivo, o AGQ Labs atualizou os seus varrimentos expandindo o número de pesticidas nos seus procedimentos analíticos, quer em Cromatografia Gasosa (GC / MS-MS) como em Cromatografia Líquida (LC / -MS-MS), analisando um total de 602 substâncias ativas para matrizes com alto teor de água e alto/baixo teor de ácido e 584 ingredientes ativos para matrizes gordas.
A ampliação das substâncias ativas aplica-se a todas as matrizes com alto teor de água-ácido e baixo teor de gorduras, matrizes gordas e frutos secos.
Esta ampliação foi possível graças á otimização do método analítico, que proporciona maior robustez na deteção e quantificação das substâncias ativas, garantindo a qualidade dos resultados analíticos.
Mantém-se a codificação para os varrimentos habituais, como por exemplo MG+ML, exceto no caso de matrizes gordas e de frutos secos, onde a codificação a usar deverá ser MG+ML-GRASAS.
Informação de Vestígios: pode ser emitida juntamente com o boletim analítico ou pode ser emitida num relatório separado (presença de substâncias ativas de 0,01 mg / kg a 0,003 mg / kg).
No AGQ Labs, contamos com os mais elevados padrões de qualidade em termos de acreditações e certificações para o setor, garantindo assim a qualidade e a segurança dos alimentos e cumprindo com as exigências dos mercados nacionais e internacionais.
Acreditações
- UNE-EN-ISO/IEC 17025 para análises laboratoriais
- ANS/ISO/IEC 17025 para ensaios de laboratório
Certificações
- Certificação QS
Todos os resultados analíticos podem ser consultados através da nossa plataforma web BeSafer, uma ferramenta que permite ao cliente visualizar em tempo real o estado analítico de cada amostra.
O cliente pode receber um nome de usuário e senha com os quais pode aceder a esta plataforma de serviços analíticos BeSafer e consultar as seguintes informações em cada área:
Alimentar
- Ferramenta de controlo e gestão para uma melhor avaliação e processo de controlo da segurança alimentar e qualidade de matérias-primas.
- Consulta de amostras e tratamento estatístico dos resultados. Comparações por matriz, data, positivos, etc.
- Base de consulta técnica e legal. LMR (Limites Máximos de Resíduos) de diferentes países.
- Suporte documental. Informações de consultoria, estudos de assessoria, informações de inspeções-recolha de amostras.
- Controlo a fornecedores. Antecipação de possíveis desvios com um sistema de alerta.
- O BeSafer facilita e agiliza a comunicação entre os diferentes componentes da cadeia de matérias-primas: fornecedor, entidade certificadora , cadeias de distribuição, etc
- Sistemas de Alerta Personalizados. O cliente pode criar os seus próprios alertas e será informado através de e-mail ou por telemóvel na nossa Aplicação.
- Aplicação Telemóvel: o AGQ Labs dá um passo á frente para que os nossos clientes tenham a maior acessibilidade possível aos seus dados. Com este desenvolvimento, poderá consultar os seus dados analíticos a qualquer momento e em qualquer lugar, além de ter informações sobre o estado das suas amostras.