MEDICAMENTOS
QUALIDADE E INTEGRIDADE NO FABRICO DE MEDICAMENTOS
Após a deteção em julho de 2018 de resíduos de N-nitrosodimetilamina (NDMA) em produtos com Valsartan, tanto a EMA como a FDA estabeleceram diretrizes de cumprimento obrigatório ao abrigo das quais todos os medicamentos para uso humano que contêm princípios ativos na sua composição obtidos por síntese química devem ser submetidos a uma análise de risco para a presença de Nitrosaminas, que deve incluir tanto os IFA como os produtos acabados.

Posteriormente, foi detetada a presença de N-nitrosodietilamina (NDEA), N-nitrosoetilisopropilamina (NEIPA), N-nitrosodiisopropilamina (NDIPA), N-nitrosodibutilamina (NDBA) e ácido N-nitroso-N-metil-4-aminobutírico (NMBA) em medicamentos que continham estes princípios ativos.
Segundo as entidades reguladores, esta análise de risco deve ser realizada em 3 passos sequenciais:
- Passo 1: Abordar uma análise de risco para a presença de nitrosaminas no produto acabado, bem como determinar as possíveis causas de contaminação.
- Passo 2:Realizar testes de confirmação em laboratórios através de métodos validados e com a sensibilidade necessária para a deteção nos limites.
- Passo 3:Alterações nos processos de fabrico ou autorização de comercialização em função dos resultados obtidos.
O que são nitrosaminas?
As N-nitrosaminas são moléculas que contêm um grupo nitroso e que “suscitam preocupação” já que estas impurezas são potencialmente cancerígenas. A informação existente parece indicar que estes compostos são formados a partir de princípios ativos, solventes ou reagentes contaminados por nitritos ou aminas.
Estes compostos são considerados substâncias mutagénicas e cancerígenas muito potentes pela OMS e são, portanto, considerados como possíveis substâncias cancerígenas para o ser humano.
Como analisá-las?
Como estabelecido no Passo 2, os medicamentos e as suas substâncias ativas devem ser testados por laboratórios autorizados através de métodos validados e com sensibilidade suficiente para detetar de forma fiável a presença de vestígios nos diferentes compostos do grupo.
Na AGQ Labs disponibilizamos cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa de última geração (LC MSMS), o que nos permite analisar com a máxima fiabilidade o grupo de compostos na família Sartan (Candesartan, Irbesartan, Losartan, Olmesartan e Valsartan), Metformina, Ranitidina e outros compostos de interesse, assegurando tanto os mais exigentes como a seletividade do método para os diferentes compostos, garantindo a identificação e quantificação dos diferentes vestígios. Como valor acrescentado, cada um dos compostos a analisar é fortificado ao nível analítico com a sua forma deuterada correspondente, o que representa uma garantia extra de qualidade nos resultados obtidos.
A lista de analitos incluidos no métodos atual é:
NDMA
NDEA
NMBA
NDBA
NIPEA
NDIPA
O nosso método de análise validado para os principais princípios ativos está em constante evolução, tanto para a inclusão de novas nitrosaminas como para a incorporação de diferentes fármacos do mercado, de acordo com as necessidades dos nossos clientes.