
A 7 de Fevereiro, o sistema RASFF emitiu um alerta (2023.0891) para a detecção de Norovírus GII em Itália de alfaces provenientes de Espanha
O que é o Norovírus?
Segundo dados da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), os norovírus são os principais agentes de gastroenterite aguda na Europa e, juntamente com a salmonela, são responsáveis por numerosos surtos de doenças de origem alimentar em que o manipulador de alimentos foi identificado como a principal causa, sendo a má higiene das mãos o factor mais importante.
Como se pode evitar isto?
As medidas preventivas e de controlo ao longo da cadeia alimentar são essenciais para controlar este perigo. Na fase primária, a qualidade da água utilizada para irrigação de vegetais ou cultivo de moluscos, a água utilizada para limpeza de equipamentos e instalações deve ser controlada, os utensílios, recipientes e instalações devem ser devidamente desinfectados e, acima de tudo, os trabalhadores devem receber formação em higiene.
As empresas alimentares que produzem alimentos prontos a comer devem prever este perigo e avaliar o seu risco no âmbito dos seus planos HACCP.
Onde testar o Norovírus nos alimentos?
A AGQ Labs tem métodos baseados em técnicas de biologia molecular. Especificamente, a PCR em tempo real permite-nos detectar a presença destes vírus em todos os tipos de alimentos, tais como frutos vermelhos, vegetais frescos (principalmente vegetais de folha) e bivalves.
Os ensaios de PCR em tempo real são muito específicos, sensíveis, rápidos e fiáveis, sendo esta a técnica mais recomendada para a detecção de vírus sob este cenário de alerta sanitário. Por este motivo, fornecemos aos nossos clientes esta ferramenta, através da qual poderão assegurar a ausência deste patogénico nos seus produtos.
AGQ Labs realiza a análise do Norovírus pela técnica PCR para frutas, legumes e todos os tipos de alimentos. Não hesite em contactar-nos para qualquer esclarecimento técnico ou elaboração de uma proposta.