
No passado 7 de novembro comemorou-se o Dia Europeu do Radão
No passado dia 7 de novembro comemorou-se o Dia Europeu do Radão e a AGQ Labs Portugal esteve presente no Webinar Internet of Things & Radão promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Contou com a presença de várias entidades como a Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações, European Radon Association, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Universidade de Cantabria. No mesmo foram discutidos vários temas como o radão e as tecnologias internet of things (IoT), tecnologias IoT para a gestão do risco de exposição ao gás radão, a equipa de IoT com medição contínua de gás radão e foi também apresentado o projeto LeaRn4LIFE desenvolvido pela APA.
A AGQ Labs Portugal oferece aos seus clientes o serviço de medição da concentração de radão no ar interior através de um método de medição integrado que utiliza detetores de vestígios nucleares de estado sólido e um serviço de amostragem integrado, que inclui a colocação e recolha dos detetores para a sua posterior medição, ambos acreditados ao abrigo da norma ISO/IEC 17025.
O método utilizado pela AGQ Labs, baseia-se na norma UNE EN ISO 11665-4 e permite a determinação da concentração média anual de radão no ar interior dos locais de trabalho.