
É a primeira associação na Europa com o objectivo da defesa e do desenvolvimento do sector da agricultura de regadio na Europa
Decorreu no dia 14 de junho de 2017, em Portugal a cerimónia da assinatura de constituição da Irrigants d’Europe, durante a Feira nacional de Agricultura, em Santarém, com a presença das 4 federações de regantes suas fundadoras.
As entidades fundadoras são as maiores associações gestoras de água para agricultura ANBI (Associazione Nazionale Consorzi di Gestione e Tutela del Territorio e Acque Irriga, Itália), Fenacore (Federación Nacional de las Comunidades de Regantes de España, Espanha), Irrigants d’France (França), e Fenareg (Federação Nacional de Regantes de Portugal), representando ao todo 75% da área de regadio na Europa, 7,7 milhões de hectares, cuja maior parte é gerida pelas organizações de beneficiários associados, num total de 10,2 milhões de hectares de regadio.
“A Irrigants d’Europe visa participar activamente nos processos decisórios europeus, oferecendo a riqueza da experiência e do conhecimento dos seus membros, mantendo fortes raízes em séculos de gestão e de governança da água em agricultura. Em vésperas da revisão da Directiva Quadro da Água e da revisão da PAC, faz todo o sentido que os representantes do regadio se unam numa entidade que tem como principal objectivo defender esta actividade, fundamental na agricultura dos países mediterrânicos e não só. Mais que um direito, esta é uma obrigação que nos assiste”, considerou José Núncio, presidente da Fenareg, por inerência presidente da Irrigants d’Europe. A Fenareg vai presidir, nos próximos quatro anos, à Irrigants d’Europe.
Fonte: Agricultura e Mar