
O sector de águas e resíduos em Portugal, materializado através dos serviços de abastecimento público de água às populações, de saneamento das águas residuais urbanas e de gestão dos resíduos urbanos, tem naturalmente uma importância fundamental na sociedade portuguesa. Neste sector coexistem, ao nível da Administração central, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, ao nível local, na gestão dos sistemas incluem-se os municípios, as associações de municípios, as empresas municipais e intermunicipais, as empresas públicas (concessionárias), as empresas privadas concessionárias e as empresas privadas prestadoras de serviços de gestão.
O abastecimento público de água em Portugal tem sofrido nos últimos anos uma evolução significativa, em especial nos níveis da qualidade da água fornecida na torneira dos consumidores, podendo garantir-se hoje que 98% da água é controlada e de boa qualidade (água segura), quando em 1993 este indicador se cifrava apenas nos 50%.
Os serviços de águas e resíduos têm sido classificados segundo as designações de “alta” e “baixa”, consoante as actividades realizadas. Esta classificação, que esteve no cerne da criação dos sistemas multimunicipais, maioritariamente responsáveis pela alta, e dos sistemas municipais, maioritariamente responsáveis pela baixa, corresponde, respectivamente, às actividades grossista e retalhista de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos.
No final de 2014, a AGQ Labs adquiriu o laboratório Controlab, especializado na área ambiental em Portugal. Desta forma, entre as capacidades e acreditações deste laboratório em Alcochete, a 15 km de Lisboa, e a gama analítica avançada que o laboratório de Sevilha pode oferecer, estamos em uma posição muito vantajosa para atender às necessidades ambientais do mercado português.
Em Portugal, grupo AGQ possuí, actualmente, acreditação para mais de 150 parâmetros, conforme Matriz de Acreditação flexível e anexo técnico ao Certificado de acreditação Nº L0128, emitido pelo IPAC nomeadamente, para a análise de metais, catiões e aniões em águas, eluatos, solos, resíduos e lamas, emissões gasosas e ar interior e laboral. No âmbito fixo, descrito evidencia-se a acreditação para a amostragem de parâmetros microbiológicos e físico-químicos em águas, naturais ou tratadas, para consumo humano e águas residuais.
Como Principais Serviços/Referenciais destacam-se as Análises da Qualidade das Águas e Caracterização de Efluentes Líquidos Industriais e Domésticos: Decreto-Lei 306/2007, “Qualidade da água destinada ao Consumo Humano”; DL 236/98, “Qualidade da Água”; Decreto-Lei 103/2010 “Normas de Qualidade Ambiental (NQA)”; Decreto-Lei 83/2011 “Especificações técnicas para análise e monitorização química do estado da água”; Regulamentos Camarários e de Serviços Municipais (SMAS); DL 152/97, “ Tratamento de águas residuais urbanas”e NP EN 1008/2003, “Água de amassadura para betão”.
AGQ Labs Portugal