
O acompanhamento das emissões de poluentes atmosféricos por fontes fixas, bem como a definição das condições e regimes de monitorização que lhes são aplicáveis, são actualmente definidos no Decreto Lei nº 78/2004, de 3 de Abril, que revogou o Decreto Lei nº 352/90, de 9 de Novembro. Este diploma veio estabelecer um novo regime legal de prevenção e controlo das emissões de poluentes para a atmosfera, visando a protecção do recurso natural ar, estipulando as medidas, procedimentos e obrigações das instalações abrangidas que possuam fontes de emissão.
No final de 2014, a AGQ Labs adquiriu o laboratório Controlab, especializado na área ambiental em Portugal. Desta forma, entre as capacidades e acreditações deste laboratório em Alcochete, a 15 km de Lisboa, e a gama analítica avançada que o laboratório de Sevilha pode oferecer, estamos em uma posição muito vantajosa para atender às necessidades ambientais do mercado português.
Em Portugal, grupo AGQ Labs possuí, actualmente, acreditação para mais de 150 parâmetros, conforme Matriz de Acreditação flexível e anexo técnico ao Certificado de acreditação Nº L0128, emitido pelo IPAC nomeadamente, para a análise de metais, catiões e aniões em águas, eluatos, solos, resíduos e lamas, emissões gasosas e ar interior e laboral. No âmbito fixo, descrito evidencia-se a acreditação para a amostragem de parâmetros microbiológicos e físico-químicos em águas, naturais ou tratadas, para consumo humano e águas residuais.
Como Principais Serviços/Referenciais destacam-se as Análises de Metais Acreditados pela US EPA Method 29 – Determination of Metal Emissions from Stationary Sources e pela EN14385 – Stationary source emissions – Determination of the total emission of As, Cd, Cr, Co, Cu, Mn, Ni, Pb, Sb, TI and Vg.
AGQ Labs Portugal