
A costa portuguesa estende-se por muitos quilómetros, contando com vastos areais e belas paisagens que, combinados com o clima mediterrânico, tornam as praias portuguesas locais irresistíveis, onde os banhos de mar constituem uma atividade recreativa muito praticada. O mesmo acontece em cada vez mais águas interiores.
A qualidade das águas balneares representa assim não só um factor de saúde como também um importante indicador de qualidade ambiental e de desenvolvimento turístico.
Enquadramento legislativo
A gestão da qualidade das águas balneares é, em termos do direito comunitário, regida pela Diretiva 2006/7/CE de 15 Fevereiro de 2006, que foi transposta para o direito nacional pelo Decreto-Lei nº 135/2009 de 3 de Junho, alterado pelo Decreto-Lei nº 113/2012 de 23 de Maio, que estabelece o regime de identificação, monitorização e classificação da qualidade das águas balneares e de prestação de informação ao público sobre as mesmas, prosseguindo portanto objectivos de prevenção da saúde humana e de preservação, protecção e melhoria do ambiente.
Monitorização da qualidade da água
Para cada água balnear é estabelecido antes do início de cada época balnear um programa de monitorização, tendo um mês como intervalo máximo entre amostragens.
A AGQ Labs Portugal dispõe de capacidade e experiência na caracterização e análise de amostras em matrizes aquosas, tanto de águas de consumo como residuais, e igualmente na avaliação da qualidade de massas superficiais, subterrâneas e marinhas, assim como na valorização de rendimentos em instalações de tratamentos de depuração e purificação.
Os laboratórios de águas do nosso grupo estão continuamente a avançar no desenvolvimento de novos métodos e no melhoramento de gamas e limites de deteção que as normativas internacionais vão progressivamente impondo, dando ao recurso água uma importância chave a nível mundial.
A AGQ Labs Portugal possuí, actualmente, acreditação para mais de 150 parâmetros, conforme Matriz de Acreditação flexível e anexo técnico ao Certificado de acreditação Nº L0128, emitido pelo IPAC nomeadamente, para a análise de metais, catiões e aniões em águas, eluatos, solos, resíduos e lamas, emissões gasosas e ar interior e laboral. No âmbito fixo, descrito evidencia-se a acreditação para a amostragem de parâmetros microbiológicos e físico-químicos em águas, naturais ou tratadas, para consumo humano e águas residuais.
Contacte-nos para mais informações:
Sérgio Conde, Project Manager Tm: 936952000
Pedro Pinheiro, Product Manager Tm: 963225920